top
facebooktwitterlinkedin
  
leafO que a CEM Vallirana está a fazer para reduzir o consumo de energia?
  
Llop Gestió, a empresa responsável para gestão das instalações do complexo desportivo de CEM Vallirana, implementou várias medidas de eficiência energética, demonstrando o seu compromisso para com o tema da sustentabilidade. A auditoria energética desenvolvida no âmbito do projecto STEP-2-SPORT relevou um elevado potencial de economia de energia, nomeadamente, no sistema desumidificador da piscina. Dado que o desumidificador da piscina representa cerca de 60% do consumo total de todo o complexo, a CEM Vallirana decidiu renovar o sistema, incorporando novos elementos energeticamente mais eficientes e a reparação de componentes mais antigos.
 
EN-button
 
art1
  
leafRenovação energética em Stalowa Wola
  
Dado que a piscina de Stalowa Wola foi construída em 1959 (com posteriores melhoramentos), demonstra significantes perdas de calor através da fachada do edifício e também através do sistema de ventilação. O coeficiente de transferência de calor de cada fachada não preenche os requisitos mínimos da legislação polaca, o que também se traduz em elevados custos de energia associados. A fonte de energia provém do sistema de aquecimento urbano. Este fornece as necessidades de aquecimento e de águas quentes sanitárias. Com o objectivo de reduzir o consumo de energia, irão ser desenvolvidos trabalhos nas áreas seguintes:

- Fachada do edifício;
- Sistema de AVAC;
- Instalação de sistemas de energias renováveis;
- Iluminação.
 
EN-button
 
art2
  
leafPequenos passos, maior impacto
  
Através do projecto Step2Sport, estão a ser implementadas medidas de eficiência energética em 26 pilotos. Embora que as medidas mais significantes foram aplicadas no complexo desportivo de CEM Vallirana e na piscina de Stalowa Wola, foram também feitas pequenas renovações noutros complexos desportivos que participam no projecto. Apresentamos também os resultados do complexo desportivo de Farsala, piscina de Zambrów e Orkeljunga.
 
EN-button
 
art1
 
logos
A responsabilidade do conteúdo deste texto reside nos seus autores e não reflecte necessariamente a opinião da União Europeia. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que se possa fazer da informação nela contida.