top
facebook twitter linkedin
leaf O caminho para a reabilitação energética com vista ao conceito de Edifícios com Necessidades Quase Nulas de Energia (NZEB)
art1No âmbito do projecto STEP-2-SPORT foi elaborado um guia com vista a apoiar a reabilitação energética dos edifícios desportivos existentes, convertendo-os em edifícios desportivos NZEB, através de remodelações passo a passo. O guia aborda os pontos fundamentais que os proprietários/gestores de recintos desportivos deverão ter em consideração para a conversão dos edifícios existentes em edifícios desportivos NZEB, incluindo a descrição de uma ampla variedade de medidas de melhoria da energia que podem ser implementadas e as potenciais economias associadas.

PT-button
leaf Como financiar a reabilitação energética com vista ao conceito de Edifícios com Necessidades Quase Nulas de Energia (NZEB)
art2Nos últimos anos, a introdução de cortes orçamentais contribuiu para uma redução do número de instalações desportivas com possibilidade para investir em medidas de eficiência energética que apresentem períodos de retornos de investimento a médio-longo prazo. Não obstante, é importante que não encaremos como factor dissuasor a implementação de medidas com períodos de retorno mais longo dado que poderão ser perdidas percentagens significativas de economias de energia. A agregação de medidas de eficiência energética que apresentam períodos de retorno de investimento longos com outras medidas de retorno de investimento curto poderá tornar a taxa de retorno mais competitiva assegurando maiores economias.

PT-button
leaf Estado da implementação de Edifícios com Necessidades Quase Nulas de Energia (NZEB) no sector da construção/reabilitação
art3A temática dos Edifícios de Energia Zero (ZEB) tem recebido atenção crescente nos últimos anos tornando-se parte da política energética em vários países. Os principais termos utilizados para descrever/definir um Edifício de Energia Zero são “Edifício com Consumo Líquido de Energia Nulo” e “Edifício com Necessidades Quase Nulas de Energia”. Na reformulação da directiva da UE relativa ao desempenho energético dos edifícios (EPBD), é especificado que até o final de 2020 todos os novos edifícios deverão ser “Edifícios com Necessidades Quase Nulas de Energia ” que em conformidade com o Anexo I deverá ser definido como “Um edifício que apresenta um desempenho energético muito elevado”.

PT-button
logos
O conteúdo desta [página Web, publicação, etc.] é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e
não reflete necessariamente a posição da União Europeia. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela utilização das informações contidas na mesma.
Download as Download this newsletter as pdf