top
facebook twitter linkedin
leaf O que é o projecto STEP-2-SPORT?
Challenges towards nearly Zero-energy Buildings in the EUNa Europa existem cerca de 1,5 milhões de instalações desportivas, que representam em certos países e regiões, cerca de 8% do total do sector da construção. Os edifícios representam cerca de 40% do consumo total de energia na União Europeia (EU), e segundo estudos, no Reino Unido, as instalações desportivas representam até 10% do consumo energético anual. Face ao exposto é imprescindível proceder à remodelação das instalações desportivas existentes em prol dos actuais padrões de eficiência energética. O projecto europeu STEP-2-SPORT tem como objectivo alcançar essa meta.

PT-button
leaf

Centros desportivos europeus mais eficientes enérgetcamente graças ao projecto STEP-2-SPORT

Energy audits and Energy performance certifications in pilot sport buildings, first steps toward nearly zero energy sports buildings

O projecto Step-2-Sport tem como objectivo promover a implementação de medidas de melhoria da eficiência energética e energias renováveis em instalações desportivas e piscinas cobertas já que estas são as tipologias desportivas que mais energia consomem. O projecto prevê apoiar a reabilitação dos edifícios existentes, através de remodelações passo a passo, até a sua conversão em Edifícios com Necessidades quase Nulas de Energia (NZEB), contribuindo assim para os objectivos europeus ao nível da eficiência energética. Instalações desportivas piloto de 7 países europeus (Portugal, Suécia, Polónia, Espanha, Itália, Grécia e Bulgária) participam no projecto. A segunda reunião de consórcio do STEP-2-Sport teve lugar em Atenas, no passado mês de Setembro. Nessa ocasião, os parceiros debateram sobre as avaliações energéticas a efectuar nas instalações desportivas pilotos em toda a Europa, tendo apresentado os pilotos seleccionados e o trabalho necessário até a sua conversão em Edifícios com Necessidades quase Nulas de Energia.

PT-button
leaf

Analise aos Sistemas de Certificação Energética

Let's ESCo!

No relatório “State of the art of Energy Performance Certification in EU sport buildings”, redigido pela Agência para a Energia de Skåne no âmbito deste projecto, são analisados os diversos esquemas de Certificação Energética existentes nos países que integram o consórcio. Ao dia de hoje, cada país dispõe de um sistema de certificação energética próprio, pelo que a metodologia e o número de certificados energéticos, relativos a instalações desportivas, emitidos até a data é distinto de um país para outro. Existem igualmente disponíveis esquemas voluntários de Certificação Energética que poderão ser aplicáveis a instalações desportivas.

PT-button
logos
O conteúdo desta [página Web, publicação, etc.] é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e
não reflete necessariamente a posição da União Europeia. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela utilização das informações contidas na mesma.
Download as Download this newsletter as pdf